As miocinas são proteínas que nos protegem contra doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas e ósseas, dentre outras. São sintetizadas pelos músculos e liberadas para a corrente sanguínea por estímulo da contração muscular e, desse modo, a prática regular de exercício físico possui suma importância na regulação do metabolismo celular e sistema imunológico, muito discutido hoje por conta da COVID.
Várias miocinas foram descobertas, como a meteorina, que é o fator inibidor da leucemia, a interleucina-6, a miostatina, a interleucina-15, que é o fator neurotrófico derivado do cérebro, o ácido beta-aminoisobutírico e a irisina.
O nome Irisina se origina da antiga deusa grega Íris, filha de Taumas e Electra, que, na mitologia grega, era a deusa mensageira das boas novas dos Deuses para os humanos. É um nome que bem representa sua função positiva e benéfica em nosso organismo. As miocinas tem atuação positiva em vários órgãos como cérebro, osso, fígado, pâncreas, tecido adiposo, intestino, vasos sanguíneos e pele.
Dieta inadequada e sedentarismo tem relação direta com as principais doenças crônicas do nosso século, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e os cânceres. Essas doenças cursam com processos inflamatórios crônicos e alteração do metabolismo.
A prática regular de atividade física (consequente liberação de miocinas) é uma potente arma que nosso corpo apresenta para prevenir e tratar distúrbios metabólicos devido seu poder anti-inflamatório e evitar a aterogênese, que é o desenvolvimento de placas gordurosas (placas ateromatosas) na superfície interna das paredes arteriais. Acredita-se que os exercícios de maior intensidade e treinamento de resistência proporcionem uma produção maior das miocinas do que os treinos regulares de baixa intensidade.
A inatividade física é um fator de risco para o acúmulo de gordura visceral e consequente ativação das vias inflamatórias. Portanto, está acima do peso? Está inflamado. Não faz exercícios? Está inflamado. Não corra esse risco de adquirir doenças crônicas: melhore sua imunidade contra a Covid! Mexa-se! Melhore sua alimentação! Chegue no seu peso ideal e seja mais saudável!
Flávio Porto Franco Piola, cirurgião de coluna, é mestre e doutor em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor (Ortopedia e Traumatologia) – USP
Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3300 Bongiovani - Presidente Prudente/SP
Segunda à sexta | 08hs às 18hs