Osteoporose e Fraturas da Coluna do Idoso

SOBRE A PATOLOGIA

A osteoporose (“osso descalcificado”) é a doença do metabolismo ósseo mais comum que existe. É uma patologia que causa diminuição da densidade do osso e, consequentemente, uma fragilidade do esqueleto e risco maior de fraturas (principalmente bacia e coluna), que vai aumentando com o tempo se não tratada. A importância deste problema se dá devido ser muito frequente: estima-se que mais de 200 milhões de mulheres são acometidas em todo o mundo, e até um quarto delas apresentarão fraturas da coluna após os 50 anos de idade.

CAUSAS E SINTOMAS

A principal causa de osteoporose é a pós-menopausa e a relacionada com o envelhecimento, sendo comum estarem associadas na mulher. Fatores de risco são já apresentar uma fratura por osteoporose, familiar de fraturas por osteoporose, raça branca, mulheres, idosas, menopausa precoce, uso de corticoides, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo. A osteoporose, no início, não causa sintomas, podendo ser descoberta por ocasião de uma fratura de coluna ou quadril. Pode também ser descoberta por uma postura que vai se alterando, dando aparência de corcunda. São fraturas de coluna que vão acontecendo sem dor ou dor leve e que podem ser causadas por movimentos da coluna e até mesmo tossir ou espirrar. A história de que um idoso caiu e quebrou o fêmur, nem sempre é verdadeira: ele pode ter quebrado estando em pé devido a fragilidade do osso e depois caído.

formulário

local de atendimento